A lenda conta que os cabelos de Maria Antonieta ficaram brancos na noite anterior ao seu encontro com a guilhotina. Aparentemente, o estresse da decapitação iminente fez com que seus cachos perdessem a cor em questão de horas. Muito provavelmente, isso não passa de um mito mas, segundo os cientistas, o estresse pode exercer um papel em um processo mais gradual de branqueamento dos cabelos.

Os primeiros fios grisalhos aparecem lá pelos 30 anos de idade nos homens e aos 35 anos nas mulheres, mas para algumas pessoas, os cabelos podem começar a perder a cor bem cedo, aos 17 anos, ou bem mais tarde, aos 50.

Estudos de clínicos gerais observam que pacientes que sofrem de estresse ficam com os cabelos grisalhos mais rapidamente.

Em resumo, os cientistas estão buscando pistas de que o estresse pode acelerar o processo de branqueamento dos fios, mas ainda não há evidências científicas que demonstrem uma relação de causa e efeito. De qualquer forma, manter a calma, ter uma vida menos estressante é a melhor dica!