A unha é composta por uma proteína, chamada queratina que é uma forma modificada dos cabelos. Quando estão fracas, quebradiças, descamando com facilidade e/ou ressecadas são sinais de que pode haver algum descontrole interno que pode ser desde a má alimentação a problemas mais sérios como doenças cardíacas, renais ou hepáticas, diabetes, lúpus, psoríase, leucemia entre outros. Outras alterações que devem ser avaliadas são micose, unha encravada e inflamações na cutícula.
O fato é que alguns cuidados podem contribuir para fortalecer as unhas, são eles:
- Alimentação saudável: a saúde das unhas está muito relacionada com uma dieta rica em proteínas, vitaminas e sais minerais.
- Usar luvas para as atividades domésticas.
- Usar esmaltes isentos de Tolueno e Formaldeído pois são compostos que podem ser corrosivos e causar alergias em algumas pessoas.
- Trocar a acetona por removedores de esmalte: são menos agressivos.
- Cortar e lixar as unhas, cortes retos sem cortar os cantos das unhas, e não lixar a parte de cima das unhas, pois deixa-as porosas e mais frágeis.
- Hidratar as unhas é muito importante, pode-se usar o mesmo hidratante para as mãos, como também pode-se utilizar óleos de cravo, amêndoas e argan. Basta pingar uma gotinha de óleo em cada unha sem esmalte e massagear com os dedos duas vezes ao dia.
- É valido usar bases e esmaltes fortalecedores
- Fazer exames de rotina e consultar um dermatologista caso apresente alguma alteração significativa nas unhas.
Faça um comentário