A cauterização é um tratamento para os cabelos que tem como principal objetivo repor massa a estrutura capilar. Também conhecida como plástica capilar.

Os cabelos naturalmente produzem queratina, mas sempre que os submetemos a algum tipo de agressão, seja química (como um relaxamento) ou mecânica (como a ação do secador, por exemplo), eles perdem um pouco dessa importante proteína.

A deficiência da queratina nos fios faz com que as cutículas dos cabelos fiquem abertas, o que acelera a perda de água, vitaminas, nutrientes e de mais queratina. Com o tempo, os cabelos se tornam cada vez mais frágeis e sem vida.

Nesse momento é fundamental repor a queratina perdida, e o processo ideal para isso é a cauterização capilar.  A cauterização pode ser necessária sempre que você notar fios quebradiços, porosos, ásperos e ressecados.

Como age a cauterização capilar? 

A cauterização capilar tem como base a queratina uma proteína que compõe 90% do fios do nosso cabelo. No cabelo é ela que garante a força, elasticidade e protege a fibra capilar do ambiente externo.

O ideal é que a cauterização seja feita em um salão, para que a queratina seja aplicada na medida certa. O excesso de proteína pode prejudicar os cabelos, deixando os fios duros e esticados.

  1. O processo basicamente é lavar os cabelos com shampoo antirresíduos, para remover resquícios de outros produtos;

  2. Depois disso, aplicar a queratina líquida e secar com secador e chapinha.

A chapinha é fundamental no processo porque é ela quem ajuda a selar as cutículas do cabelos com a queratina.