Você sofre com a caspa? A caspa é tão comum quanto misteriosa.

Por atingir um número tão grande de pessoas e pelo desconhecimento da causa exata, não há limite para a quantidade de “verdades absolutas” relacionadas à caspa. Mas o que é, de fato, verdade ou mito ?

– Lavar o cabelo todo dia provoca a caspa. 
Mito. Não há nada que indique essa possibilidade. E higiene é sempre recomendável, embora não seja necessário lavar a cabeça diariamente. Mas quem tem esse hábito não precisa interrompê-lo por medo da caspa.

– A caspa ocorre mais nos homens do que nas mulheres.
Verdade. Embora faltem estatísticas definitivas, sabe-se que a testosterona, principal hormônio masculino, estimula a ação das glândulas sebáceas, o que induz ao aumento da descamação do couro cabeludo.

– A caspa tem causa genética. 
Verdade em parte. Alguns médicos sustentam a ideia de que fatores hereditários relacionados ao funcionamento das glândulas sebáceas favoreçam o aparecimento da caspa.

– Com tratamento adequado, é possível acabar definitivamente com a caspa.
Mito. Por enquanto, infelizmente, não existe nenhum tratamento que acabe de vez com a caspa.

– Caspa significa falta de higiene. 
Mito. A higiene é sempre importante, mas por mais que se lave o cabelo isso não evita o aparecimento da caspa, que está mais relacionada ao aumento do nível de produção das glândulas sebáceas e à proliferação de fungos que existem normalmente no couro cabeludo – o Pityrosporum ovale e o Malassezia furfu – do que à falta de banho.

– A caspa aparece mais frequentemente no inverno.
Verdade. Nos meses frios, há um aumento natural na ação das glândulas sebáceas, e além disso os banhos quentes alteram a oleosidade da pele e do couro cabeludo, o que também pode estimular o aparecimento da caspa.

– O uso constante de shampoos anticaspa resseca o cabelo.
Mito. Se o shampoo for de marca reconhecida e de boa qualidade, certamente conterá ingredientes que evitam o ressecamento dos fios.