Engana-se quem pensa que fazer a barba é algo que não requer cuidados. Ao se tratar de pelos faciais, o cuidado com a retirada dos pelos deve ser o mais preciso possível.

Por exemplo, hidratar a pele antes da retirada é um passo extremamente importante para evitar a irritação e o encravamento dos pelos. A hidratação ainda permite que a lâmina deslize de forma mais suave pela pele. Outros produtos como esfoliantes ou cremes que retiram a oleosidade da pele também são responsáveis por evitar a irritação.

As espumas de barbear também são grandes aliadas, pois elas são responsáveis por proteger a primeira camada da pele que combinadas a gestos e movimentos suaves e que acompanham o crescimento do pelo fazem com que o eles demorem mais tempo para crescer e ao crescerem facilitam a próxima retirada.

A qualidade da lâmina também é essencial , certifique-se que elas não estão “cegas” e se não necessitam serem trocadas.

Dica extra: O momento da retirada dos pelos também faz toda a diferença, é aconselhável que a retirada seja feita após o banho e se possível no banho, pois os poros estarão abertos e prontos para receber a lâmina.  Ao fim, é indispensável o uso de loções pós barba e de hidratantes não oleosos para selar os poros. Caso contrário, com os poros abertos a probabilidade de gerar espinhas é maior. Caso você não tenha uma loção pós barba (o que não é recomendável) sele os poros lavando o rosto com água fria.
Fonte texto: Torriton