O horário de verão não é o querido de todos e muita gente custa a conseguir entrar no ritmo; e quando entra…volta o horário normal!

As horas a menos para descansar durante o horário de verão geram um desgaste natural, acentuado pela adaptação inicial ao relógio. Algumas dicas podem ajudar a acostumar com este novo horário e não interferir na sua produtividade, são elas:

  • Pratique atividades: essencial para a saúde e traz inúmeros benefícios. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ativar o metabolismo e produzir hormônios necessários, movimentar o corpo também ajuda a diminuir o estresse e ansiedade, que são vilões de noites bem dormidas por dificultarem o relaxamento do organismo e da mente. Uma outra opção para relaxar é praticar  ioga, por exemplo.
  • Não exagere nas refeições: faça refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.
  • Durma mais: tente ir para a cama duas horas mais cedo do que o habitual. Provavelmente, você não vai pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo prepara o corpo para o descanso. Tenha regularidade no horário de deitar e levantar. Crie uma rotina!
  • Não perca tempo: deixe todas as suas coisas arrumadas para o dia seguinte, evitando perder tempo ou passar nervoso antes de sair de casa na segunda-feira.
  • Organize seus horários: pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.
  • Desconecte-se: o celular e o computador também podem atrapalhar uma boa noite de descanso. A luz azul emitida por esse tipo de aparelho interfere na secreção do hormônio melatonina, que ajuda o corpo a pegar no sono. O indicado é parar de utilizá-los, pelo menos, uma hora antes de dormir.