Você acabou de lavar os cabelos, mas está com a sensação de que os seus fios ainda estão bem oleosos? Saiba que alguns fatores contribuem para que a oleosidade permaneça mesmo depois da higienização. A própria lavagem pode ser a causa desse problema, assim como a forma que você seca.

Quem tem cabelos oleosos já deve ter ouvido falar que lavá-los todos os dias – e mais de uma vez – não adianta para acabar com a oleosidade. Pelo contrário, o couro cabeludo “entende” que as madeixas estão ressecadas e assim produz mais óleo para proteger a região. Resultado: os fios ficam oleosos e pesados.

Por outro lado, ficar muitos dias sem lavar os cabelos também não vai ajudar a acabar com o problema. Quanto mais tempo você demorar, mais a gordura fica acumulada na raiz.

A frequência ideal para higienizar as madeixas, incluindo as mais oleosas, é dia sim, dia não. Além disso, também é fundamental usar produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo. No caso do shampoo antirresíduos, um aliado para o combate da oleosidade, use-o apenas uma vez por mês ou a cada 15 dias. O condicionador é para ser usado somente no comprimento e pontas, jamais no couro cabeludo!

Outra dica para não esquecer mais é lavar sempre os cabelos com água fria. Se não conseguir, comece com a temperatura morna e dê um jato de água fria no final. Esse truque é excelente para dar brilho no cabelo e mandar a oleosidade para bem longe.